segunda-feira, 21 de abril de 2008

4 passos para evitar problemas cardíacos


Mata mais do que o cancro, mas, ao contrário deste, pode ser evitada com grande facilidade.
Embora exista uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença cardiovascular, a sua prevenção é alcançável, por todos, desde que tenham um estilo de vida saudável e adequado a si próprio durante a idade jovem, adulta e sénior.

1º passo

Faça actividade física regularmente


  • Faça, pelo menos, três vezes por semana uma actividade física mais intensa, como a corrida, a marcha acelerada e em piso inclinado, a bicicleta, a elíptica ou aulas em grupo com dispêndio energético considerável (mais do que 300 kcal por sessão).

  • Nos outros dias da semana, seja activo, inclua actividade física no seu dia-a-dia. Caminhe mais e suba escadas, sempre.



2ºpasso


Siga uma alimentação saudável


  • Os alimentos ricos em gorduras saturadas (alimentos gordos de origem animal, carne vermelha, leite, manteiga, natas, etc.) são de evitar, uma vez que promovem a elevação do colesterol sanguíneo.

  • Os alimentos ricos em gordura insaturadas (alimentos gordos de origem vegetal como: o azeite, as nozes e as amêndoas, para além dos peixes gordos e as aves) devem ser ingeridos, praticamente, todos os dias, ainda que, em doses moderadas (alguns possuem muitas calorias).

  • Se tem mais de 40 anos, pode ingerir 1 a 2 copos de álcool por dia (até lá, o risco de doença cardiovascular é muito pequena, não existindo benefícios na ingestão de álcool).

  • Deve ingerir, diariamente, cerca de 9 doses de vegetais e fruta (5-6 doses de vegetais e 3-4 de fruta). Nota: é considerada uma dose a quantidade que cabe na palma da mão de cada pessoa.

  • Os cereais ingeridos devem ser, preferencialmente, integrais de forma a aumentar os índices de fibra.




3º passo


Controle o seu peso



  • Possivelmente, se já pratica os dois primeiros passos terá com certeza um maior controlo do seu peso. No entanto, é importante salientar que, até mesmo os alimentos considerados saudáveis, quando ingeridos em excesso promovem excesso de peso.

  • Pese-se de uma forma regular, meça o seu perímetro da cintura e “lute” pelo seu número habitual de calças.


4º passo


Gira o Stress



  • Os níveis aumentados de stress promovem o aumento de determinadas hormonas que, consequentemente, implicam o aumento de outras hormonas que estão directamente relacionadas com o controlo do peso. Com a ansiedade controlada, o processo de gestão do peso estará muito mais facilitado, contribuindo, indirectamente, para a prevenção das doenças cardiovasculares.

  • Por outro lado, as hormonas do stress estão intimamente relacionadas com o funcionamento do coração e com os níveis de concentração do colesterol sanguíneo, induzindo arritmias cardíacas e outros problemas, nomeadamente, hipertensão arterial. É, por isso, absolutamente necessário, gerir eficazmente essas hormonas através do controlo da ansiedade.

Sem comentários: