sábado, 15 de março de 2008

Dieta de Atkins



Dieta de Atkins



Popularizada pelo Doutor Robert Atkins (1930-2003) numa série de livros começada por “Dr. Atkins’ Diet Revolution”, o Método Nutricional Atkins, é uma dieta muito em voga, mas bastante controversa, por consistir na ingestão de muitas proteínas e gorduras e poucos hidratos de carbono. Atkins recomenda restringir a ingestão de hidratos de carbono para fazer com que o metabolismo do organismo troque o uso de glicose como combustível pela queima de gordura. Esse processo de lipolise começa quando o corpo entra no estado de cetose como consequência da falta de carboidratos para usar como combustível. Nas primeiras duas semanas do programa da Dieta de Atkins (Iniciação), o consumo de hidratos de carbonos é limitado a 20 gramas por dia, o que significa que as proteínas e gorduras irão formar a maior parte da dieta. Para evitar problemas de saúde causados por deficiência de vitaminas e minerais durante esse período, os suplementos vitamínicos e minerais são uma parte essencial desta fase da dieta. Depois do período inicial de duas semanas, a ingestão dos carboidratos é aumentada gradualmente até alcançar uma nível no qual o indivíduo seguindo a dieta emagrece mais devagar e pode reduzir, ou eliminar, os suplementos alimentares. Uma vez alcançado o peso desejado, os níveis de carboidratos são, mais uma vez, aumentados gradualmente até que o peso do indivíduo fique estável.Esta dieta estabiliza os níveis de açúcar e insulina no sangue, eliminado assim a ansiedade de comer e geralmente reduzindo o apetite.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Os Milagres do Cacau

A ingestão de chocolate preto pode trazer muitos benefícios, é o que nos afirma um estudo da Universidade de L'Alquila, em Itália. O estudo teve por base 15 pessoas que ingeriram 100 gramas de chocolate preto por dia, durante duas semanas. No final, estes voluntários revelaram uma descida da tensão arterial, assim como uma maior capacidade do corpo em metabolizar o açúcar, um problema para os diabéticos. Esta investigação, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, avançou que o principal responsável por estes benefícios é o flavonol, um antioxidante que neutraliza os radicais livres.



Tem bons nutrientes
O chocolate puro contém menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para a libertação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos), niacina (também envolvida na libertação de energia para as células) e menor valor calórico que o chocolate de leite e branco.O chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco, caroteno e vitamina B2 do que o puro.


Reduz o colesterol
Um estudo norte-americano apresentado na Sociedade Química dos EUA alega que o chocolate contém polifenol, um composto que impede a formação do mau colesterol (LDL), ajudando assim na prevenção do colesterol, doenças cardíacas e cancro.

Deixa-o feliz A feniletilamina, uma substância natural produzida pelo cérebro humano cuja produção aumenta quando a pessoa está apaixonada, pode ser encontrada na semente do cacau. Sendo considerado um antidepressivo natural, quando consumido exageradamente pode levar a alterações de humor, passando da euforia inicial para a carência do organismo desse alimento.

Aumenta o orgasmo Trudy Barber, da Universidade de Canterbury, em Inglaterra, avançou que no futuro vão ser lançados no mercado chocolates que ajudam a potenciar a sensação de orgasmo em homens e mulheres. A promessa foi lançada durante a Conferência da Federação Europeia de Sexologia em Brighton, segundo a qual, basta aumentar a quantidade de feniletilamina, produzida pelo organismo durante as relações sexuais.

Torna os bebés alegres
Um estudo finlandês da Universidade de Helsínquia acompanhou um grupo de grávidas que comia chocolate diariamente durante a gestação. No final, foi registado um impacto positivo no comportamento do bebé e nas futuras mães. Seis meses depois do parto, as mulheres apresentavam ainda reacções mais positivas como rir e divertir-se com os filhos. O estudo, publicado na revista New Scientist, refere ainda que os bebés das mães consumidoras de chocolate revelaram menos medo perante situações novas.

Combate cardiopatias
O chocolate amargo melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, conforme um estudo da Universidade da Califórnia. A investigação, publicada no Journal of the American College Nutrition, teve por base o estudo dos flavonóides, substâncias com propriedades antioxidantes. Para Mary Engler, responsável pelo estudo, foram verificadas melhoras na função endotelial, ou seja a capacidade da artéria se dilatar, o que traduz um menor risco de doenças cardíacas.


Acaba com a tosse
A teobromina, uma substância presente no chocolate, pode diminuir ataques persistentes de tosse, conforme um dos autores do estudo publicado na revista Faseb, Peter Barnes, da Universidade Imperial College, de Londres. A teobromina funciona através da inibição da actividade do nervo vago, localizado no crânio, responsável pelos ataques de tosse. Os cientistas acreditam mesmo que a teobromina é um terço mais eficaz do que a codeína, a substância mais usada para travar a tosse, além de que causaria menos efeitos secundários.


terça-feira, 11 de março de 2008

O chá faz bem!

Quer de folhas, de frutos ou de raízes cada um tem as duas características e todos têm benefícios.





Preto
Combate as doenças cardíacas

Beber três chávenas por dia diminui os riscos de enfarte, baixa o colesterol e sobe as defesas do organismo. No entanto nao é aconselhável que o consuma às refeições.


Verde
Fortalece o organismo
Contém um antioxidante cem vezes mais forte do que a vitamina C e quase vinte que a vitamina E. Protege das doenças cardíacas e também do cancro do estômago, cólon e pulmão. Também acelera o metabolismo, ajudando a perder peso.

Branco
Combate o cancro
É das variedades mais puras e menos conhecidas. Feito a partir dos primeiros rebentos da planta tem um sabor suave e doce. É muito rico em antioxidantes e polifenóis, o que aumenta a sua capacidade para reduzir os riscos de doenças cardíacas e cancro.

De menta
Melhora a digestão
Como é calmante e digestivo deve beber-se à noite a seguir a um jantar mais pesado pois combate as indigestões e a flatulência.

De camolila
Acalma a ansiedade
Diz a tradição que combate as insónias, logo deve beber-se ao deitar. Tal como a menta alivia as dores de estômago e a indigestão. Nas infusões, use as flores secas, porque é onde se encontram mais principios activos.

De gengibre
Alivia enjoos e náuseas
Tónico excelente, melhora a circulação sanguínea e fortalece os sistema imunitário. Se sofrer de tosse e dores de garganta frequentes, está é a bebida ideal para o seu inverno.

À base de frutos
Facilitam as dietas
Não contêm cafeína, são ricos em antioxidantes e ajudam a eliminar toxinas. Não junte açúcar, a sua silhueta agradece.

Folhas de frambuesa
Diminui as dores menstruais
Para regularizar os ciclos e torná-los menos abundantes, uma semana antes do início do período menstrual começe a beber uma ou duas chávenas por dia.

De limão
Reforça as defesas
Rico em vitamina C, antioxidantes de polifenóis, reforça o sistema imunitário. Mas é na pele que esses benefícios se tornam mais visíveis, por isso, beba logo uma chávena ao acordar para começar bem o seu dia. Não é à toa que este é o chá favorito das famosas!

Prevenir o cancro com dieta

A Associação Espanhola Contra o Cancro (AECC) faz as seguintes recomendações alimentares para prevenir o aparecimento e desenvolvimento das células cancerígenas:



1. Ingira frutas frescas e verduras com abundância. Se o fizer, estará a "abastecer-se" de Vitaminas C,E,carotenos(antioxidantes),minerais e fibras.



2. Reduza o consumo de carne vermelha, e opte pelas mais magras(brancas) , como as aves ou então peixe. Isto pressupõe uma menor quantidade de gorduras saturadas na alimentação.



3. Aumenta a ingestão de leguminosas, que têm um alto conteúdo de fibra e proteínas, para além de terem pouca gordura.




4. Aumente, o máximo que conseguir, a ingestão de peixe, preferindo, na medida do possível, o azul, que garante um aporte energético proveniente das gorduras poli-insaturadas, e ainda de cálcio.



5. Use azeite virgem extra, que contém gorduras monoinsaturadas e vitamina E (um importante antioxidante).



6. Ingira cereais e hidratos de carbono - não precedentes de açúcares simples - de forma a que somem, aproximadamente, 60% da energia total consumida diariamente.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Revista Nutricias


A Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) lança desde 2001 uma revista anual, a Nutrícias.

Esta revista conta já ,com 7 publicaçoes, todos os anos são publicados 3000 exemplares e distribuídos gratuitamente por vários locais como: Hospitais, Admistrações Regionais de Saúde,Câmaras Municipais,Centros de Saúde, Regiões de Turismo, entre outros.

No que se refere a alimentação, a Nutrícias apresenta os assuntos mais recentes, assim como entrevistas e estudos feitos ao nível de comportamento alimentar.

Alexandra Bento ( Presidente da APN) é a directora desta revista, Clara de Matos é a Directora Editorial e Nuno Borges o Director Científico.

No site http://www.apn.org.pt/ podes consultar e efectuar o donwload da revista.