quarta-feira, 23 de abril de 2008

O Ferro e a Infertilidade

De acordo com um estudo realizado pela Harvard School of Public Health e publicado pela revista Obstetrics & Ginecology, as mulheres poderão
reduzir o seu risco de infertilidade ovulatória se tomarem
suplementos de ferro.

Além disso, e segundo um outro estudo publicado na revista Archives of Pedriatics & Adolescent Medicine, uma dieta pobre em ferro durante a infância pode causar um atraso no desenvolvimento cognitivo, que perdura na adolescência.
Sendo assim, as mulheres, principalmente as que se encontram em idade fértil, devem certificar-se que a suadieta contém uma dose diária mínima recomendada de ferro (18 miligramas em geral e 27 miligramas para as grávidas).
Para tal, deve incluir alimentos ricos em ferro, como feijão preto, alface, amêijoas, soja (em grão), etc. e suplementos como o de quelato de ferro, para uma maior absorção.

Secos mas Nutritivos


Pinhão
Nutrientes: Magnésio, potássio, zinco, vitamina B.
Benefícios: Rico em proteínas e gorduras essenciais, óptimo como substituto ou complemento de refeição para vegetarianos.




Amêndoa
Nutrientes: Cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco, ácido fólico,
vitamina B2, vitamina B3, vitamina E.
Benefícios: Bastante alcalina, é uma boa fonte de proteínas e gorduras insaturadas; contém anticancerígenos.






Caju
Nutrientes: Cálcio, magnésio,ferro,zinco, ácido fólico.
Benefícios: Aumenta a vitalidade indicado para dentes
e gengivas.




Ameixa seca
Nutrientes:Cálcio, fósforo, potássio, betacaroteno, ferro.
Benefícios: Laxante, ajuda a controlar o colesterol, muito alcalinizante.




Tâmara
Nutrientes: Cálcio, ferro, betacaroteno, vitamina B3.
Benifícios: Combate a diarreira e disenteria; indicada para respiratórios.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Dieta de South Beach




South Beach Diet



Esta dieta permite emagrecer até 6 kg em apenas 14 dias. É muito fácil seguir este regime por não ser necessário andar a contar calorias. Pode-se comer carne, peixe, ovos, acompanhando com saladas e legumes temperados com azeite. Após as primeiras duas semanas, pode-se ir perdendo 1kg por semana. Celebridades como Liz Hurley, Jennifer Aniston, Britney Spears e Sandra Bullock, são adeptas deste método adelgaçante.


A dieta de South Beach, foi inventada pelo Dr. Arthur Agatston, director do Hospital Cardíaco Mount Sinai Prevention Center, em Miami. A intenção era melhorar a saúde de seus pacientes cardíacos, cujo peso estava acima da média.O sucesso do cardiologista foi duplo. Além de obter bons resultados nos índices de colesterol e de insulina, a South Beach ajudou as pessoas não só a emagrecerem rapidamente, como a manterem o peso.
O seu livro, “The South Beach Diet”, lançado nos Estados Unidos, saltou rapidamente para o primeiro lugar entre os mais vendidos na lista do The New York Times. O segredo da dieta está no controle do nível de glicose (açúcar) no sangue. Um dos efeitos colaterais do excesso de peso é a dificuldade do corpo para queimar açúcares e gorduras. A insulina é responsável por queimar as gorduras do organismo. Quem está com excesso de peso tem resistência à insulina: ela é produzida, mas não é bem absorvida. Desta forma, o organismo acumula mais gordura do que deveria.
O método divide-se em três fases:
A primeira dura duas semanas e caracteriza-se pela suspensão dos hidratos de carbono da dieta diária, sendo excepção alguns legumes como o feijão e as lentilhas, por serem boas fontes de proteínas e fibras, atenuando a fome, transmitindo a sensação de saciedade. O objectivo desta fase é vencer a resistência à insulina favorecida pelo hábito de comer açúcar e doces (inclusive as frutas) e hidratos de carbono ricos em amidos, tais como as batatas, o arroz branco e os refinados em geral.
Na segunda fase, o organismo já se habituou a preferir os alimentos ricos em fibras e a diminuir o consumo das “farinhas brancas”.
A terceira fase é de manutenção, de preferência para o resto da vida, sem quaisquer restrições drásticas nem cardápio. Bastando que adopte o consumo de alimentos à base de cereais e frutas que entretanto é gradualmente retomado, só que em menor quantidade do que antes do início da dieta, e com ênfase nos grãos integrais em vez da farinha de trigo refinada.

4 passos para evitar problemas cardíacos


Mata mais do que o cancro, mas, ao contrário deste, pode ser evitada com grande facilidade.
Embora exista uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença cardiovascular, a sua prevenção é alcançável, por todos, desde que tenham um estilo de vida saudável e adequado a si próprio durante a idade jovem, adulta e sénior.

1º passo

Faça actividade física regularmente


  • Faça, pelo menos, três vezes por semana uma actividade física mais intensa, como a corrida, a marcha acelerada e em piso inclinado, a bicicleta, a elíptica ou aulas em grupo com dispêndio energético considerável (mais do que 300 kcal por sessão).

  • Nos outros dias da semana, seja activo, inclua actividade física no seu dia-a-dia. Caminhe mais e suba escadas, sempre.



2ºpasso


Siga uma alimentação saudável


  • Os alimentos ricos em gorduras saturadas (alimentos gordos de origem animal, carne vermelha, leite, manteiga, natas, etc.) são de evitar, uma vez que promovem a elevação do colesterol sanguíneo.

  • Os alimentos ricos em gordura insaturadas (alimentos gordos de origem vegetal como: o azeite, as nozes e as amêndoas, para além dos peixes gordos e as aves) devem ser ingeridos, praticamente, todos os dias, ainda que, em doses moderadas (alguns possuem muitas calorias).

  • Se tem mais de 40 anos, pode ingerir 1 a 2 copos de álcool por dia (até lá, o risco de doença cardiovascular é muito pequena, não existindo benefícios na ingestão de álcool).

  • Deve ingerir, diariamente, cerca de 9 doses de vegetais e fruta (5-6 doses de vegetais e 3-4 de fruta). Nota: é considerada uma dose a quantidade que cabe na palma da mão de cada pessoa.

  • Os cereais ingeridos devem ser, preferencialmente, integrais de forma a aumentar os índices de fibra.




3º passo


Controle o seu peso



  • Possivelmente, se já pratica os dois primeiros passos terá com certeza um maior controlo do seu peso. No entanto, é importante salientar que, até mesmo os alimentos considerados saudáveis, quando ingeridos em excesso promovem excesso de peso.

  • Pese-se de uma forma regular, meça o seu perímetro da cintura e “lute” pelo seu número habitual de calças.


4º passo


Gira o Stress



  • Os níveis aumentados de stress promovem o aumento de determinadas hormonas que, consequentemente, implicam o aumento de outras hormonas que estão directamente relacionadas com o controlo do peso. Com a ansiedade controlada, o processo de gestão do peso estará muito mais facilitado, contribuindo, indirectamente, para a prevenção das doenças cardiovasculares.

  • Por outro lado, as hormonas do stress estão intimamente relacionadas com o funcionamento do coração e com os níveis de concentração do colesterol sanguíneo, induzindo arritmias cardíacas e outros problemas, nomeadamente, hipertensão arterial. É, por isso, absolutamente necessário, gerir eficazmente essas hormonas através do controlo da ansiedade.

A Felicidade traz saúde


As pessoas optimistas e felizes apresentam níveis mais baxos de cortisol, uma substância conhecida como a hormona do stress. Quando se encontra em quantidades elevadas dentro do organismo, esta hormona contribui para elevar a pressão arterial, aumentar a gordura abdominal e debilitar o sistema imunitário, pelo que as pessoas que são mais positivas tendem a escapar a estes problemas, de acordo com um estudo realizado pela universidade de Londres. Neste sentido, as pessoas que se consideram felizes, apresentam, tendencialmente, índices de saúde mais elevados do que aquelas que vivem em situações prolongadas de stress ou têm condutas pessimistas e hostis.