terça-feira, 11 de março de 2008

O chá faz bem!

Quer de folhas, de frutos ou de raízes cada um tem as duas características e todos têm benefícios.





Preto
Combate as doenças cardíacas

Beber três chávenas por dia diminui os riscos de enfarte, baixa o colesterol e sobe as defesas do organismo. No entanto nao é aconselhável que o consuma às refeições.


Verde
Fortalece o organismo
Contém um antioxidante cem vezes mais forte do que a vitamina C e quase vinte que a vitamina E. Protege das doenças cardíacas e também do cancro do estômago, cólon e pulmão. Também acelera o metabolismo, ajudando a perder peso.

Branco
Combate o cancro
É das variedades mais puras e menos conhecidas. Feito a partir dos primeiros rebentos da planta tem um sabor suave e doce. É muito rico em antioxidantes e polifenóis, o que aumenta a sua capacidade para reduzir os riscos de doenças cardíacas e cancro.

De menta
Melhora a digestão
Como é calmante e digestivo deve beber-se à noite a seguir a um jantar mais pesado pois combate as indigestões e a flatulência.

De camolila
Acalma a ansiedade
Diz a tradição que combate as insónias, logo deve beber-se ao deitar. Tal como a menta alivia as dores de estômago e a indigestão. Nas infusões, use as flores secas, porque é onde se encontram mais principios activos.

De gengibre
Alivia enjoos e náuseas
Tónico excelente, melhora a circulação sanguínea e fortalece os sistema imunitário. Se sofrer de tosse e dores de garganta frequentes, está é a bebida ideal para o seu inverno.

À base de frutos
Facilitam as dietas
Não contêm cafeína, são ricos em antioxidantes e ajudam a eliminar toxinas. Não junte açúcar, a sua silhueta agradece.

Folhas de frambuesa
Diminui as dores menstruais
Para regularizar os ciclos e torná-los menos abundantes, uma semana antes do início do período menstrual começe a beber uma ou duas chávenas por dia.

De limão
Reforça as defesas
Rico em vitamina C, antioxidantes de polifenóis, reforça o sistema imunitário. Mas é na pele que esses benefícios se tornam mais visíveis, por isso, beba logo uma chávena ao acordar para começar bem o seu dia. Não é à toa que este é o chá favorito das famosas!

1 comentário:

Rui Valdiviesso disse...

'bora lá beber chá verde e branco com força!!!