quinta-feira, 1 de maio de 2008

Reduzir o colesterol - Receita da Beringela


A beringela de qualidade deve ter o pedúnculo verde e rijo, o fruto escuro, sem manchas e macio, de pele fina, e brilhante e sementes claras.
Pode ser assada, cozida, grelhada, recheada, refogada e frita. No entanto, devido à textura esponjosa, absorve muito óleo e aumenta em 4 vezes a quantidade de calorias da refeição.

Reduza o colesterol
Para além de um óptimo ingrediente para as refeições diárias, a beringela é há muito tempo usada para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Ingredientes:
1 Jarro de vidro de 1,5 litros
1 Beringela
1 litro de água potável

Preparação:
Encha o jarro com o litro de água,
Lave bem e corte a beringela em bocados
Coloque os pedaços de beringela no jarro com água
Deixe repousar durante a noite
Há quem adicione sumo de limão
Depois de deixar repousar durante uma noite, escorra a água para um outro jarro ou garrafa (sempre de vidro) e beba o líquido durante o dia.

Deve repetir este processo durante 3 dias e repousar outros 3. Deve fazer isto por um período de 3 semanas.

O Segredo das Famosas


As dietas secretas das famosas

Heidi Klum e Cindy Crawford bebem um pouco de vinagre antes do jantar, Angelina Jolie come apenas sushi e os pratos azuis diminuem o apetite. O livro "The Black Book of Hollywood Diet Secrets" revela os truques das famosas ao mundo inteiro.

No desespero vale tudo. Será? Passar uma semana à base de sopa. Ou então sintonizar o menu com as fases da lua. Loucuras? Atire a primeira pedra aquela mulher que nunca fez uma dieta maluca para perder peso rapidamente. Mas pior que tudo, é quase sempre é em vão...

O livro "The Black Book of Hollywood Diet Secrets" ("O Livro Negro das Dietas Secretas de Hollywood"), só sai no final do mês de Janeiro mas o conteúdo já foi antecipado pelos jornais ingleses.

Kym Douglas e Cindy Pearlman estão a partilhar os truques das famosas com base em depoimentos dos nutricionistas, dos instrutores de ginástica e dos empregados de mesa dos restaurantes que todos eles frequentam.

As dicas são fáceis e baratas e não envolvem cirurgias. São apenas pequenos hábitos e dicas que praticados diariamente têm grandes resulatados.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Vinho contra a Diabetes


Uvas pretas podem ser benéficas no tratamento da diabetes.
De acordo com os resultados de um estudo da Academia de Chinesa de Shangai o resveratrol, uma substância química presente na casca das uvas pretas e no vinho tinto, é um sério candidato a ser utilizado no tratamento da diabetes. Este activo estimula uma enzima que elimina uma molécula redutora da insulina, pelo que a sua acção consiste em deixar que a insulina actue normalmente sobre os níveis de açúcar no sangue.

Cenouras




Diz a sabedoria popular que comer cenoura faz os olhos bonitos. Mas as suas virtudes terapêuticas não se ficam por aqui, ajudando também a combater a anemia, doenças da pele e problemas hepáticos.


Estados e problemas de saúde que pode beneficiar:

- Anemia, astenia e problemas de crescimento e de convalescença;
- Problemas hepáticos;
- Irritação gastro-hepática e excesso de acidez no estômago;
- Catarro nasal, sinusite e tosse;
- Sarampo e varicela;
- Eczemas, sardas e acne;
- Deficiência da visão crepuscular e das cores, graças à sua forte concentração em provitaminas A e B9 caratenóides;
- Fotofobia (hipersensabilidade à luz e hemeralopia).


Modo de consumo:

- Em sumo: contra queimaduras, amigdalites infantis e pólipos, reumatismo, artrite, tuberculose pulmonar e lombrigas (também em puré ou ralada).
- Polpa: aplicação para aliviar queimaduras, úlceras, eczemas e hemorragias, bem como para facilitar a cicatrização nas ulcerações.
- Sementes: a infusão de sementes de cenoura é estimulante, diurética e apetitiva.
- Rama esmagada: aplicação sobre as úlceras e feridas purulentas.
- Banhos: contra as frieiras e o cieiro.

domingo, 27 de abril de 2008

Um batido por dia


Segundo vários estudos, um em cada 10 pacientes afectados por algum tipo de cancro mantiveram uma alimentação com uma quantidade insuficiente de frutos e vegetais ao longo da sua vida. A maioria das pessoas não chega a consumir os 400 gramas diários destes alimentos, recomendados pela Organização Mundial de Saúde.


Um método eficaz e cómodo, que poderá ajudar a cumprir com este requisito mínimo, é tomar um batido por dia.


Experimente as seguintes receitas terapêuticas:


Uva e gengibre: liquidifique 20 uvas pretas, 4 centímetros de gengibre fresco descascado e um limão, em 100 mililitros de água.
> Depura o organismo


Bróculos e pepino: liquidifique 3 talos de bróculos e 1 pepino médio. Acrescente uma cenoura.
> Contra o stress


Com alho: lidifique 3 maças pequenas, 2 talos de aipo, meia cebola, 1 dente de alho e 1 talo de bróculos.
> Contra as constipações


Ananás, melão e kiwi: lidifique meio ananás, meio melão, e 1 kiwi.
> Acalma o nervosismo e apazigua o estômago


Laranja, pêra e manga: liquidifique 3 laranjas, meia pêra, e meia manga.
>Perfeito para começar o dia cheio de energia

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O Ferro e a Infertilidade

De acordo com um estudo realizado pela Harvard School of Public Health e publicado pela revista Obstetrics & Ginecology, as mulheres poderão
reduzir o seu risco de infertilidade ovulatória se tomarem
suplementos de ferro.

Além disso, e segundo um outro estudo publicado na revista Archives of Pedriatics & Adolescent Medicine, uma dieta pobre em ferro durante a infância pode causar um atraso no desenvolvimento cognitivo, que perdura na adolescência.
Sendo assim, as mulheres, principalmente as que se encontram em idade fértil, devem certificar-se que a suadieta contém uma dose diária mínima recomendada de ferro (18 miligramas em geral e 27 miligramas para as grávidas).
Para tal, deve incluir alimentos ricos em ferro, como feijão preto, alface, amêijoas, soja (em grão), etc. e suplementos como o de quelato de ferro, para uma maior absorção.

Secos mas Nutritivos


Pinhão
Nutrientes: Magnésio, potássio, zinco, vitamina B.
Benefícios: Rico em proteínas e gorduras essenciais, óptimo como substituto ou complemento de refeição para vegetarianos.




Amêndoa
Nutrientes: Cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco, ácido fólico,
vitamina B2, vitamina B3, vitamina E.
Benefícios: Bastante alcalina, é uma boa fonte de proteínas e gorduras insaturadas; contém anticancerígenos.






Caju
Nutrientes: Cálcio, magnésio,ferro,zinco, ácido fólico.
Benefícios: Aumenta a vitalidade indicado para dentes
e gengivas.




Ameixa seca
Nutrientes:Cálcio, fósforo, potássio, betacaroteno, ferro.
Benefícios: Laxante, ajuda a controlar o colesterol, muito alcalinizante.




Tâmara
Nutrientes: Cálcio, ferro, betacaroteno, vitamina B3.
Benifícios: Combate a diarreira e disenteria; indicada para respiratórios.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Dieta de South Beach




South Beach Diet



Esta dieta permite emagrecer até 6 kg em apenas 14 dias. É muito fácil seguir este regime por não ser necessário andar a contar calorias. Pode-se comer carne, peixe, ovos, acompanhando com saladas e legumes temperados com azeite. Após as primeiras duas semanas, pode-se ir perdendo 1kg por semana. Celebridades como Liz Hurley, Jennifer Aniston, Britney Spears e Sandra Bullock, são adeptas deste método adelgaçante.


A dieta de South Beach, foi inventada pelo Dr. Arthur Agatston, director do Hospital Cardíaco Mount Sinai Prevention Center, em Miami. A intenção era melhorar a saúde de seus pacientes cardíacos, cujo peso estava acima da média.O sucesso do cardiologista foi duplo. Além de obter bons resultados nos índices de colesterol e de insulina, a South Beach ajudou as pessoas não só a emagrecerem rapidamente, como a manterem o peso.
O seu livro, “The South Beach Diet”, lançado nos Estados Unidos, saltou rapidamente para o primeiro lugar entre os mais vendidos na lista do The New York Times. O segredo da dieta está no controle do nível de glicose (açúcar) no sangue. Um dos efeitos colaterais do excesso de peso é a dificuldade do corpo para queimar açúcares e gorduras. A insulina é responsável por queimar as gorduras do organismo. Quem está com excesso de peso tem resistência à insulina: ela é produzida, mas não é bem absorvida. Desta forma, o organismo acumula mais gordura do que deveria.
O método divide-se em três fases:
A primeira dura duas semanas e caracteriza-se pela suspensão dos hidratos de carbono da dieta diária, sendo excepção alguns legumes como o feijão e as lentilhas, por serem boas fontes de proteínas e fibras, atenuando a fome, transmitindo a sensação de saciedade. O objectivo desta fase é vencer a resistência à insulina favorecida pelo hábito de comer açúcar e doces (inclusive as frutas) e hidratos de carbono ricos em amidos, tais como as batatas, o arroz branco e os refinados em geral.
Na segunda fase, o organismo já se habituou a preferir os alimentos ricos em fibras e a diminuir o consumo das “farinhas brancas”.
A terceira fase é de manutenção, de preferência para o resto da vida, sem quaisquer restrições drásticas nem cardápio. Bastando que adopte o consumo de alimentos à base de cereais e frutas que entretanto é gradualmente retomado, só que em menor quantidade do que antes do início da dieta, e com ênfase nos grãos integrais em vez da farinha de trigo refinada.

4 passos para evitar problemas cardíacos


Mata mais do que o cancro, mas, ao contrário deste, pode ser evitada com grande facilidade.
Embora exista uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença cardiovascular, a sua prevenção é alcançável, por todos, desde que tenham um estilo de vida saudável e adequado a si próprio durante a idade jovem, adulta e sénior.

1º passo

Faça actividade física regularmente


  • Faça, pelo menos, três vezes por semana uma actividade física mais intensa, como a corrida, a marcha acelerada e em piso inclinado, a bicicleta, a elíptica ou aulas em grupo com dispêndio energético considerável (mais do que 300 kcal por sessão).

  • Nos outros dias da semana, seja activo, inclua actividade física no seu dia-a-dia. Caminhe mais e suba escadas, sempre.



2ºpasso


Siga uma alimentação saudável


  • Os alimentos ricos em gorduras saturadas (alimentos gordos de origem animal, carne vermelha, leite, manteiga, natas, etc.) são de evitar, uma vez que promovem a elevação do colesterol sanguíneo.

  • Os alimentos ricos em gordura insaturadas (alimentos gordos de origem vegetal como: o azeite, as nozes e as amêndoas, para além dos peixes gordos e as aves) devem ser ingeridos, praticamente, todos os dias, ainda que, em doses moderadas (alguns possuem muitas calorias).

  • Se tem mais de 40 anos, pode ingerir 1 a 2 copos de álcool por dia (até lá, o risco de doença cardiovascular é muito pequena, não existindo benefícios na ingestão de álcool).

  • Deve ingerir, diariamente, cerca de 9 doses de vegetais e fruta (5-6 doses de vegetais e 3-4 de fruta). Nota: é considerada uma dose a quantidade que cabe na palma da mão de cada pessoa.

  • Os cereais ingeridos devem ser, preferencialmente, integrais de forma a aumentar os índices de fibra.




3º passo


Controle o seu peso



  • Possivelmente, se já pratica os dois primeiros passos terá com certeza um maior controlo do seu peso. No entanto, é importante salientar que, até mesmo os alimentos considerados saudáveis, quando ingeridos em excesso promovem excesso de peso.

  • Pese-se de uma forma regular, meça o seu perímetro da cintura e “lute” pelo seu número habitual de calças.


4º passo


Gira o Stress



  • Os níveis aumentados de stress promovem o aumento de determinadas hormonas que, consequentemente, implicam o aumento de outras hormonas que estão directamente relacionadas com o controlo do peso. Com a ansiedade controlada, o processo de gestão do peso estará muito mais facilitado, contribuindo, indirectamente, para a prevenção das doenças cardiovasculares.

  • Por outro lado, as hormonas do stress estão intimamente relacionadas com o funcionamento do coração e com os níveis de concentração do colesterol sanguíneo, induzindo arritmias cardíacas e outros problemas, nomeadamente, hipertensão arterial. É, por isso, absolutamente necessário, gerir eficazmente essas hormonas através do controlo da ansiedade.

A Felicidade traz saúde


As pessoas optimistas e felizes apresentam níveis mais baxos de cortisol, uma substância conhecida como a hormona do stress. Quando se encontra em quantidades elevadas dentro do organismo, esta hormona contribui para elevar a pressão arterial, aumentar a gordura abdominal e debilitar o sistema imunitário, pelo que as pessoas que são mais positivas tendem a escapar a estes problemas, de acordo com um estudo realizado pela universidade de Londres. Neste sentido, as pessoas que se consideram felizes, apresentam, tendencialmente, índices de saúde mais elevados do que aquelas que vivem em situações prolongadas de stress ou têm condutas pessimistas e hostis.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Maçãs






Uma maçã por dia mantém o médico afastado. O velho ditado é comprovado por investigadores, nomeadamente canadianos( no Journal of Agricultural and Food Chemistry, 7/06/05), que elegeram a maça vermelha como a mais rica , entre oito variedades diferentes.

A maçã vermelha contém a maior concentração de polifenóis, uma substância antioxidante para o organismo cinco vezes mais presente na casca do fruto.


Maçãs, há muitas...

Com 15% de açúcar e 50 calorias por cada 100 g, a maçã é uma óptima fonte de nutrientes. Rica em minerais, fibras e vitamina C, deve ser ingerida antes ou após as refeições. Em Portugal, a mais popular talvez seja a Golden Delicious, mas existem no mercado muitas variedades.

  • Starking-polpa macia e pele vermelha-amarelada,
  • Bravo-esmalte-Nacional, disponível de Outubro a Abril. Tem coloração amarela, aroma inteso agradável e polpa branca macia, sumarenta e adocicada.

  • Reineta-Ideal para assar, tem coloração branca ou parda, pele sarapintada e sabor ligeiramente ácido.

  • Camoesa-Pequena, de aroma intenso e sabor doce.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Come-Bem, O JOGO DA NUTRIÇÃO




Chegou ao mercado brasileiro um jogo que ensina os mais novos a comer de uma forma descontraída e animada. Agora as crianças irão aprender sobre nutrição e prevenção de doenças, além de lidar com dinheiro, através da compra de alimentos, desenvolvendo também noções de operações matemáticas básicas.

Come-bem é um jogo educativo centrado na nutrição, uma forma divertida de aprender a alimentar-se de forma saudável .

O jogo contém as seguintes peças:
  • 1 dado numérico, contendo números inteiros de 1 a 6;
  • 5 pinos de cores diferentes;
  • diversas fichas;
  • 5 pirâmides dos alimentos;
  • 1 tabuleiro
  • notas fictícias de dinheiro no valor de: 10 centavos, 50 centavos, 1 real, 2 reais e 5 reais, em papel colorido, sendo que cada cor, corresponderá a um valor diferente.
  • 65 cartas informativas.
Come-bem, o jogo da nutrição, foi criado e desenvolvido por Ana Cristina Meyer Pires Resende, Técnica de Nutrição e Nutricionista brasileira.

O peixe e a àgua


Exemplo de um dia alimentar saudável

Aqui está um exemplo de um programa alimentar elaborado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação em parceria com os laboratórios Abbott, com o intuito de fornecer à sociedade receitas para uma alimentação saudável:

Pequeno almoço (8:00)
  • 1 mão de cereais integrais (20g)
  • 1 iogurte sólido, magro e sem açúcar(125g)

Meio da manhã(10:30)

  • 1 fatia de pão torrado(25g)
  • 1 pingo sem açucar(60ml de leite meio gordo)

Almoço(13:00)

  • Sopa de abóbora
  • Massada de marisco
  • Ananás(100g)

Meio da tarde(16:30)

  • 1 tosta com duas fatias de pão de forma(25g cada)
  • 1 fatia de fiambre(30g)
  • 1 iogurte sólido, magro e sem açúcar(125g)

Jantar(20:00)

  • Sopa de abóbora
  • Arroz cubano
  • Pêra (100g)

Ceia(23:30)

  • 3 bolachas tipo Maria
  • 1 maça cozida sem açúcar(100g)

sábado, 15 de março de 2008

Dieta de Atkins



Dieta de Atkins



Popularizada pelo Doutor Robert Atkins (1930-2003) numa série de livros começada por “Dr. Atkins’ Diet Revolution”, o Método Nutricional Atkins, é uma dieta muito em voga, mas bastante controversa, por consistir na ingestão de muitas proteínas e gorduras e poucos hidratos de carbono. Atkins recomenda restringir a ingestão de hidratos de carbono para fazer com que o metabolismo do organismo troque o uso de glicose como combustível pela queima de gordura. Esse processo de lipolise começa quando o corpo entra no estado de cetose como consequência da falta de carboidratos para usar como combustível. Nas primeiras duas semanas do programa da Dieta de Atkins (Iniciação), o consumo de hidratos de carbonos é limitado a 20 gramas por dia, o que significa que as proteínas e gorduras irão formar a maior parte da dieta. Para evitar problemas de saúde causados por deficiência de vitaminas e minerais durante esse período, os suplementos vitamínicos e minerais são uma parte essencial desta fase da dieta. Depois do período inicial de duas semanas, a ingestão dos carboidratos é aumentada gradualmente até alcançar uma nível no qual o indivíduo seguindo a dieta emagrece mais devagar e pode reduzir, ou eliminar, os suplementos alimentares. Uma vez alcançado o peso desejado, os níveis de carboidratos são, mais uma vez, aumentados gradualmente até que o peso do indivíduo fique estável.Esta dieta estabiliza os níveis de açúcar e insulina no sangue, eliminado assim a ansiedade de comer e geralmente reduzindo o apetite.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Os Milagres do Cacau

A ingestão de chocolate preto pode trazer muitos benefícios, é o que nos afirma um estudo da Universidade de L'Alquila, em Itália. O estudo teve por base 15 pessoas que ingeriram 100 gramas de chocolate preto por dia, durante duas semanas. No final, estes voluntários revelaram uma descida da tensão arterial, assim como uma maior capacidade do corpo em metabolizar o açúcar, um problema para os diabéticos. Esta investigação, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, avançou que o principal responsável por estes benefícios é o flavonol, um antioxidante que neutraliza os radicais livres.



Tem bons nutrientes
O chocolate puro contém menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para a libertação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos), niacina (também envolvida na libertação de energia para as células) e menor valor calórico que o chocolate de leite e branco.O chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco, caroteno e vitamina B2 do que o puro.


Reduz o colesterol
Um estudo norte-americano apresentado na Sociedade Química dos EUA alega que o chocolate contém polifenol, um composto que impede a formação do mau colesterol (LDL), ajudando assim na prevenção do colesterol, doenças cardíacas e cancro.

Deixa-o feliz A feniletilamina, uma substância natural produzida pelo cérebro humano cuja produção aumenta quando a pessoa está apaixonada, pode ser encontrada na semente do cacau. Sendo considerado um antidepressivo natural, quando consumido exageradamente pode levar a alterações de humor, passando da euforia inicial para a carência do organismo desse alimento.

Aumenta o orgasmo Trudy Barber, da Universidade de Canterbury, em Inglaterra, avançou que no futuro vão ser lançados no mercado chocolates que ajudam a potenciar a sensação de orgasmo em homens e mulheres. A promessa foi lançada durante a Conferência da Federação Europeia de Sexologia em Brighton, segundo a qual, basta aumentar a quantidade de feniletilamina, produzida pelo organismo durante as relações sexuais.

Torna os bebés alegres
Um estudo finlandês da Universidade de Helsínquia acompanhou um grupo de grávidas que comia chocolate diariamente durante a gestação. No final, foi registado um impacto positivo no comportamento do bebé e nas futuras mães. Seis meses depois do parto, as mulheres apresentavam ainda reacções mais positivas como rir e divertir-se com os filhos. O estudo, publicado na revista New Scientist, refere ainda que os bebés das mães consumidoras de chocolate revelaram menos medo perante situações novas.

Combate cardiopatias
O chocolate amargo melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, conforme um estudo da Universidade da Califórnia. A investigação, publicada no Journal of the American College Nutrition, teve por base o estudo dos flavonóides, substâncias com propriedades antioxidantes. Para Mary Engler, responsável pelo estudo, foram verificadas melhoras na função endotelial, ou seja a capacidade da artéria se dilatar, o que traduz um menor risco de doenças cardíacas.


Acaba com a tosse
A teobromina, uma substância presente no chocolate, pode diminuir ataques persistentes de tosse, conforme um dos autores do estudo publicado na revista Faseb, Peter Barnes, da Universidade Imperial College, de Londres. A teobromina funciona através da inibição da actividade do nervo vago, localizado no crânio, responsável pelos ataques de tosse. Os cientistas acreditam mesmo que a teobromina é um terço mais eficaz do que a codeína, a substância mais usada para travar a tosse, além de que causaria menos efeitos secundários.


terça-feira, 11 de março de 2008

O chá faz bem!

Quer de folhas, de frutos ou de raízes cada um tem as duas características e todos têm benefícios.





Preto
Combate as doenças cardíacas

Beber três chávenas por dia diminui os riscos de enfarte, baixa o colesterol e sobe as defesas do organismo. No entanto nao é aconselhável que o consuma às refeições.


Verde
Fortalece o organismo
Contém um antioxidante cem vezes mais forte do que a vitamina C e quase vinte que a vitamina E. Protege das doenças cardíacas e também do cancro do estômago, cólon e pulmão. Também acelera o metabolismo, ajudando a perder peso.

Branco
Combate o cancro
É das variedades mais puras e menos conhecidas. Feito a partir dos primeiros rebentos da planta tem um sabor suave e doce. É muito rico em antioxidantes e polifenóis, o que aumenta a sua capacidade para reduzir os riscos de doenças cardíacas e cancro.

De menta
Melhora a digestão
Como é calmante e digestivo deve beber-se à noite a seguir a um jantar mais pesado pois combate as indigestões e a flatulência.

De camolila
Acalma a ansiedade
Diz a tradição que combate as insónias, logo deve beber-se ao deitar. Tal como a menta alivia as dores de estômago e a indigestão. Nas infusões, use as flores secas, porque é onde se encontram mais principios activos.

De gengibre
Alivia enjoos e náuseas
Tónico excelente, melhora a circulação sanguínea e fortalece os sistema imunitário. Se sofrer de tosse e dores de garganta frequentes, está é a bebida ideal para o seu inverno.

À base de frutos
Facilitam as dietas
Não contêm cafeína, são ricos em antioxidantes e ajudam a eliminar toxinas. Não junte açúcar, a sua silhueta agradece.

Folhas de frambuesa
Diminui as dores menstruais
Para regularizar os ciclos e torná-los menos abundantes, uma semana antes do início do período menstrual começe a beber uma ou duas chávenas por dia.

De limão
Reforça as defesas
Rico em vitamina C, antioxidantes de polifenóis, reforça o sistema imunitário. Mas é na pele que esses benefícios se tornam mais visíveis, por isso, beba logo uma chávena ao acordar para começar bem o seu dia. Não é à toa que este é o chá favorito das famosas!

Prevenir o cancro com dieta

A Associação Espanhola Contra o Cancro (AECC) faz as seguintes recomendações alimentares para prevenir o aparecimento e desenvolvimento das células cancerígenas:



1. Ingira frutas frescas e verduras com abundância. Se o fizer, estará a "abastecer-se" de Vitaminas C,E,carotenos(antioxidantes),minerais e fibras.



2. Reduza o consumo de carne vermelha, e opte pelas mais magras(brancas) , como as aves ou então peixe. Isto pressupõe uma menor quantidade de gorduras saturadas na alimentação.



3. Aumenta a ingestão de leguminosas, que têm um alto conteúdo de fibra e proteínas, para além de terem pouca gordura.




4. Aumente, o máximo que conseguir, a ingestão de peixe, preferindo, na medida do possível, o azul, que garante um aporte energético proveniente das gorduras poli-insaturadas, e ainda de cálcio.



5. Use azeite virgem extra, que contém gorduras monoinsaturadas e vitamina E (um importante antioxidante).



6. Ingira cereais e hidratos de carbono - não precedentes de açúcares simples - de forma a que somem, aproximadamente, 60% da energia total consumida diariamente.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Revista Nutricias


A Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) lança desde 2001 uma revista anual, a Nutrícias.

Esta revista conta já ,com 7 publicaçoes, todos os anos são publicados 3000 exemplares e distribuídos gratuitamente por vários locais como: Hospitais, Admistrações Regionais de Saúde,Câmaras Municipais,Centros de Saúde, Regiões de Turismo, entre outros.

No que se refere a alimentação, a Nutrícias apresenta os assuntos mais recentes, assim como entrevistas e estudos feitos ao nível de comportamento alimentar.

Alexandra Bento ( Presidente da APN) é a directora desta revista, Clara de Matos é a Directora Editorial e Nuno Borges o Director Científico.

No site http://www.apn.org.pt/ podes consultar e efectuar o donwload da revista.